O PROJETO
Quilombolas são povos de regiões remanescentes de quilombos, que eram as comunidades formadas por escravos fugitivos na época da escravidão no Brasil.
A origem em comum dos remanescentes de quilombos é a ancestralidade africana de negros escravizados que fugiram da crueldade da escravidão e refugiaram-se nas matas, vivendo de maneira simples e integrados à natureza, tirando a maior parte de seu sustento da terra.
O projeto "Universo Quilombola" é uma produção colaborativa, dos fotógrafos Flávio Veloso e Victor Triverio, em parceria com as comunidades tradicionais quilombolas situados na região denominada Sapê do Norte, no município de Conceição da Barra, norte do estado do Espírito Santo, retratando os seus modos de vida, sua cultura e tradições, assim como suas interações socio-ambientais diárias.
O projetou contou com a participação de jovens quilombolas da região, onde participaram de oficinas de fotografia ministrada pelos fotógrafos profissionais. Em posse desse conhecimento, os jovens puderam ampliar seus recursos técnicos ao produzir imagens que retratassem os hábitos, costumes e as questões ambientais vistas "de dentro".
O resultado desses múltiplos olhares se traduziu em 03 exposições fotográficas coletivas que percorreu o estado do Espírito Santo, nos municípios de Conceição da Barra, São Mateus e na capital Vitória, com imagens dos fotógrafos Flávio Veloso, Victor Triverio e dos jovens quilombolas, alunos das oficinas de fotografia.
O CONTEXTO
Originalmente, o território quilombola de Sapê do Norte ocupava uma extensa área entre os atuais municípios de São Mateus e Conceição da Barra (ES) e era o lar de 12 mil famílias, distribuídas por mais de 100 comunidades.
Essas comunidades foram expulsas de seus territórios tradicionais por um violento processo de colonização patrocinado pelo Estado, onde a cultura tradicional quilombola foi substituída pelo “progresso” representado por pastos e monoculturas. Atualmente resistem cerca de 1,2 mil famílias em 30 comunidades, 10% do povoamento original.
Dentro desse contexto, o projeto "Universo Quilombola" foi realizado e, como não poderia deixar de ser, encontrou um cenário de muita desconfiança e isolamento. Mas também foi surpreendido com a alegria, as cores e principalmente com a onipresença de mulheres em suas lideranças e seu senso de fraternidade
OS ARTISTAS
HENRI KELVIN
Fotógrafo e Quilombola
PELETRIC MC
Fotógrafo e Quilombola
PEDRO ALVES
Fotógrafo e Quilombola
KELLYNHA
Fotógrafo e Quilombola
FLAVIO VELOSO
Fotógrafo e oficineiro
Com mais de duas décadas de experiência profissional, suas imagens ilustram publicações nacionais e internacionais como Guia 4 Rodas (e suas variações), Viagem & Turismo, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM nas Nuvens, The Age, Traveller, Sydney Morning Herald, O Globo entre outras; além de atender as principais agências de publicidade tendo imagens em peças de clientes como SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines, TIM, SkyScanner e Comite Olímpico Internacional (COI).
É autor de uma das fotos mais caras já vendida para uso comercial.
VICTOR TRIVERIO
Fotógrafo e oficineiro
Com formação em Biologia/Ecologia, tem a fotografia presente em sua vida há 25 anos, quando iniciou nesse universo clicando de forma intuitiva cenas corriqueiras que via. O interesse pela fotografia se desenvolveu nos anos seguintes, ainda nos tempos de universidade, quando visitou diversos ecossistemas nos rincões do Brasil aproveitando a rara oportunidade nessas viagens em apurar o olhar sobre os temas. Uma fase que rendeu muitas imagens. Viajante, músico e carioca convicto, hoje mora em Londres, onde continua acumulando cliques aumentando o portfolio que conta com imagens feitas em diversos países, por onde flagrou cenas e expressões culturais, presenciando diferentes temáticas que vão do bucólico ao urbano. Tem no seu trabalho o olhar sobre o cotidiano e o desafio de capturar momentos e detalhes que, por vezes passam desapercebidos de olhares mais distraídos.
JEFERSON CASSIANO
Fotógrafo e Quilombola
RÔMULO GABRIEL
Fotógrafo e Quilombola
AS IMAGENS
As imagens abaixo são de autoria dos fotógrafos profissionais Flavio Veloso, Victor Triverio e de jovens quilombolas participantes das oficinas fotográficas ministradas em suas comunidades como parte do projeto. As imagens dos profissionais foram produzidas em meados de Abril de 2022. Os jovens ficaram livres para produzir suas imagens com o conhecimento adquirido nas oficinas, além de escolherem a temática que mais lhe representassem. Essa foi uma opção da curadoria que entendeu que ninguém melhor do que eles, com um olhar de dentro, para decidir o que valeria a pena ser mostrado sobre seu próprio universo.