



Alter do Chão com vivência em EcoVila na Amazônia - AGOSTO / 2018
Numa dessas reviravoltas da vida, fui morar 2 anos na Amazônia. Tinha 18 para 19 anos e apesar de não ser nenhuma criança, ainda era época de descobertas. Foi uma das experiências mais significativas da minha vida. Sempre que incentivo algum amigo a ir conhecer esse pedaço do país, faço isso através de uma brincadeira muito simples. Se você nunca foi a alguma região da Amazônia, feche seus olhos e imagine a Amazônia: imagine os rios, as árvores, os animais, o povo, a interação com a floresta, as cidades dentro da mata, a comida, as frutas, o ritmo de vida... Imaginou? Pois é. Sem medo de ser feliz nem de soar arrogante, vos digo: isso que você imaginou não tem nada a ver com a Amazônia. O Norte do nosso país tem uma cultura muito própria. Fortíssima. Uma influência indígena ainda muito presente que resvala em quase tudo. Na culinária, na dança, na música, nas relações pessoais. E em grande parte se difere muito do que estamos acostumados no restante do país. Para conhecer, só indo. E ainda assim, só ir é pouco. Lá eu tive a real dimensão que é preciso vivenciar o local. Converso mais com vocês em Agosto em Alter do Chão, ao balançar da rede.
Flavio Veloso
-
Estar em um dos locais mais bonitos da Amazônia na melhor época do ano
-
Barco Exclusivo e 100% a nossa disposição
-
Uma cozinheira para chamar de nossa
-
EcoVila na beira do rio, fechada para nosso grupo
-
Pousada fechada para nosso grupo
-
Projeção de fotos em praça pública
Nosso objetivo com a Expedição Fotográfica Alter do Chão, na parte mais bonita da Amazônia, é novamente oferecer uma experiência que alie o tempo todo o prazer de viajar e fotografar, experimentando um Brasil extraordinário no que se refere a riqueza cultural, social, paisagística e gastronômica. Com isso, mais uma vez não estamos indo para um point do turismo de massa e a infraestrutura a qual temos acesso condiz com essa realidade. Espere nuvens e céus que você nunca viu, espere sabores que você nunca provou, espere ver animais que antes só imaginava, espere uma receptividade típica de relações que ainda não foram fragilizadas pelo ritmo das grandes cidades, espera a quebra de seus padrões se abrindo para um Brasil que você não imaginava existir. Venha e se abra para uma experiência em uma região com ritmo próprio e personalidade muito forte. Venha para esse Brasil Indizível.
Roteiro:
Estaremos na Amazônia, um ambiente altamente mutável e dependente de condições climáticas. Qualquer roteiro que colocarmos aqui, pode não ser real. Teremos alguns planos pré estabelecidos (abaixo) mas o fato de termos um barco exclusivo a nossa disposição, 24h por dia, nos da bastante liberdade. Faz com que o ritmo do barco seja ditado pelas necessidades do nosso projeto, com flexibilidade para ir embora mais rápido de determinado lugar ou mesmo prolongar o tempo em outra localidade. O máximo proveito da experiência Amazônica.


Uma coisa que está totalmente a nosso favor é que estaremos na melhor época do ano para o turismo na região. Época em que as belezas são potencializadas e Alter do Chão mostra todo seu resplendor.
A EcoViva está situada na Comunidade Ribeirinha da Coroca, na margem esquerda do último afluente do Rio Tapajós, o Rio Arapiuns, com águas cristalinas que transbordam entre as lindas praias de areia branca, abraçadas por uma mágica floresta composta de palmeiras de Bacaba, Tucumã, árvores de Piquiá, Louro, Ipê, Itaúba, Camarú, Andiroba, Sucubeira e muitas outras, além de lindos guardiões, como Paca, Cutia, Tatu, Veado, Capivara e diferentes espécies de Macacos e Aves.


Banheiros e chuveiros
Redário

DIA 01 E 02:
Chegaremos em Santarém e rumaremos diretamente para a EcoViva Amazônia. Cerca de 4h de barco. A EcoViva, como o próprio nome já diz, é uma ecovila na margem do Rio Arapiuns. Seus ambientes são simples, sustentáveis e feitos com total integração com a natureza que o cerca. Estaremos vivendo ali a experiência de uma ecovila na beira de um grande rio amazônico.
A EcoVila estará fechada para o nosso grupo.
Lá dormiremos todos juntos em redes no redário coletivo ou em biocabanas com camas de casal ou solteiro. Sobre as redes, pode parecer assustador dormir em um ambiente aberto, na beira da floresta, em redes mas não será. Será, por apenas duas noites, uma experiência enriquecedora. As redes são mais firmes, com dimensões boas, material bom, próprias para pernoite e todas possuem mosquiteiro. O mosquiteiro funciona passando uma sensação de segurança já que mosquitos não são um problema real nessa parte da Amazônia. A acidez da água impede a reprodução e muito provavelmente lá teremos menos mosquitos que em nossas casas. Esse é o motivo da maioria dos luxuosos Resorts de Selva ficarem em rios ácidos.
Quem optar pelo redário, teremos um quarto de apoio para deixar os equipamentos.
As biocabanas são acomodações com paredes em adobe e teto em palha. Possuem duas camas de solteiro ou cama de casal.
Passeios planejados:
Ida pro Arapiuns com parada para fotos na linda Ponta Ponta do Icuxi, com possibilidade alta de avistar botos e chegada na Comunidade da Coroca - EcoViva. Visita à Comunidade da Coroca para conhecer os Projetos de Artesanato, Criação de Quelônios (Tartarugas) e Criação de Meliponas (abelhas sem ferrão). Ida a Comunidade ribeirinha de São Marcos, de gente muito simples e acolhedora, para conhecer o Projeto de Artesanato e ao Igapó da Comunidade, lugar lindo para nadar em águas cristalinas com árvores parcialmente submersas e entre vitórias régias. Ida com parada na deslumbrante Ponta Grande.



Dia 03 E 04:
Ida em nosso barco exclusivo para Floresta Nacional do Tapajós - FLONA, um dos lugares mais belos de toda a região, com águas incrivelmente cristalinas, muitas vitórias régia e as incríveis Samaúmas.
Como a estrutura para pernoite e alimentação na FLONA deixa muito a desejar mas ao mesmo tempo não gostaríamos de "apenas passar" por um dos mais belos locais da região, faremos um pernoite em redes em nosso barco. Teremos a oportunidade de ver o dia acabar e amanhecer literalmente de cara para Floresta. Ver e Ouvir a floresta acordar com seus sons que vão se modificando a medida que os primeiros raios dourados batem na copa das árvores.
Passeios planejados:
Passeio noturno para focagem de jacarés, trilha para a Samaúma (árvore gigante da Amazônia, de imenso diâmetro e de tirar o fôlego pelas suas proporções - Samaúma também conhecida como "árvore da vida", "escada pro céu" ou "Rainha da Floresta" é uma das maiores espécies de árvore existente), passeio pela comunidade do Jamaraquá, ida pra Maguari com uma linda praia.
Dia 05 E 06:
Voltaremos da FLONA no fim do dia 06 rumo a Alter do Chão.
Nos hospedaremos em uma pousada fechada para o nosso grupo onda passaremos 3 noites. Quartos com ar condicionado e cama! Mas com rede a disposição para quem desejar...rs.
Dia 07 com manhã e almoço livres. Sugestão para separarmos o material a que, feito nos últimos dias, será projetado em praça pública. Nossa projeção acontecerá na noite do dia 08.
Em Alter visitaremos uma loja de artesanato indígena e faremos uma degustação de picolés com sabores típicos da região.
Passeios possíveis:
Visita a Ponta do Muretá e Pindobal. Ponta do Icuxi e Ponta do Cururu. Floresta Encantada, local em Alter do Chão com águas que refletem em um lindo aspecto de espelho e navega-se entre as árvores cujas copas estão acima da água. Conhecer o trabalho do Nil, pioneiro na produção e exportação de Guaraná em Pó para a Europa, com uma profunda e contagiante sabedoria sobre os segredos da Floresta e possibilidades das suas mais variadas plantas e frutos, com caminhada pela Floresta. Passeio para Valquírias e Lago Verde.
Dia 09 de Setembro: Retorno aos estados de origem.
Transfer Alter do Chão - Aeroporto de Santarém.
Fim de nossos serviços!
Agosto - 2018
Para os 5 primeiros inscritos:
R$2700
Após o sexto integrante:
R$3500
Formas de Pagamento:
- no cheque, em até 10x sem juros, a partir de Janeiro 2017;
- em até 10x no cartão
- 5% desconto para pagamento à vista depósito bancário;
- 5% de desconto para integrantes de outras viagens do Brasil Indizível (promoção não cumulativa)
Durante a viagem:
-
Transfer de barco de Santarém para EcoVila.
-
Na EcoVila: todas as diárias com café da manha, almoço e janta por duas noites em redário coletivo. Refeições preparadas por uma cozinheira destinada a atender nosso grupo.
-
Passeios em barco fretado e exclusivo durante todos os dias na EcoVila e na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA),
-
Transporte em barco para FLONA com pernoite em redes no próprio barco com alimentação inclusa durante todo tempo em que estivermos por lá,
-
Passeios e guias na região da FLONA sempre que necessário,
-
Todas as refeições exceto para os dias na Vila de Alter do Chão,
-
Em Alter do Chão hospedagem em quarto duplo em pousada fechada para o nosso grupo,
-
Degustação de sorvetes com sabores regionais em Alter do Chão,
-
Jantar de despedida na noite do dia 08,
-
Projeção fotográfica em Praça Pública,
-
Acompanhamento fotográfico durante toda expedição. Pelo menos um fotógrafo profissional a sua disposição para tirar dúvidas na teoria e na prática.
Não Incluso:
-
Trecho aéreo Estado de Origem - Santarém - Estado de Origem;
-
Refeições na Vila de Alter do Chão exceto quando descriminado ao contrário;
-
Bebidas, frigobar, telefonemas, wifi (quando cobrado) e taxas não descriminadas.
Conteúdo Fotográfico:
-
Ao se inscrever em uma das Expedições Fotográficas do Brasil Indizível, você passa a ter acesso a todas as nossas vídeos aulas.
-
Os assuntos abordados em nossas vídeos aulas serão reforçados ao longo da expedição, durante as saídas externas. A expedição não tem como objetivo substituir um curso formal de fotografia básica nem ser estritamente um workshop. Estamos fazendo uma viagem fotográfica orientada que alia o prazer de viajar e fotografar.
-
Durante toda a programação, com exceção dos tempos livres, dois fotógrafos profissionais a disposição para tirar todas as suas dúvidas.
-
Necessário levar equipamento fotográfico próprio: câmera, lentes, cartões de memória, baterias, carregadores e tripé.
-
Aconselhável levar um bom filtro polarizador. Detalho o motivo em um de nossos vídeos.
-
Não aconselhamos a expedição para acompanhantes que não sejam fotógrafos ou amantes de viagens e/ou natureza.
Mais informações:
Flavio Veloso - 48 996971772 (TIM)
Renato Rocha - 21 96759 4640 (VIVO)
O que o Brasil Indizível tem de diferente das outras expedições fotográficas?
Uma das nossas missões com o projeto Brasil Indizível é a criação e doação de um acervo de imagens, videos e entrevistas captados das regiões por onde passamos. Nosso objetivo é fazer com que líderes locais (prefeitura, igreja, rádios e canais comunitários) possam usa-los no incremento das atividades turísticas, melhorando a imagem da região e trazendo investimentos no setor, beneficiando diretamente a comunidade local.
Sempre que possível, faremos um varal fotográfico e/ou projeção, em área pública e gratuita, para aumentar essa troca de experiência entre os fotógrafos e os fotografados e como forma de agradecimento a comunidade
Sempre que possível, pelo menos uma bolsa de participação no projeto será sorteada entre a comunidade local.
Sempre que possível, o envolvimento da comunidade local terá preferência e será valorizado.
Sempre que possível, um artista local será convidado para mostrar seu trabalho, nos contemplando com uma visão de dentro para fora e contribuindo para a troca de experiência entre artista local e participantes da expedição.
Nosso desejo é que nossas expedições não sejam apenas pontuais, e sim que revisitemos os locais com constância.
Uma exposição coletiva anual será feita na Galeria Festina Lens, localizada dentro do Criadouro Carioca, no Rio de Janeiro.














