top of page

Alter do Chão com vivência em EcoVila na Amazônia - AGOSTO / 2018

Numa dessas reviravoltas da vida, fui morar 2 anos na Amazônia. Tinha 18 para 19 anos e apesar de não ser nenhuma criança, ainda era época de descobertas. Foi uma das experiências mais significativas da minha vida. Sempre que incentivo algum amigo a ir conhecer esse pedaço do país, faço isso através de uma brincadeira muito simples. Se você nunca foi a alguma região da Amazônia, feche seus olhos e imagine a Amazônia: imagine os rios, as árvores, os animais, o povo, a interação com a floresta, as cidades dentro da mata, a comida, as frutas, o ritmo de vida... Imaginou? Pois é. Sem medo de ser feliz nem de soar arrogante, vos digo: isso que você imaginou não tem nada a ver com a Amazônia. O Norte do nosso país tem uma cultura muito própria. Fortíssima. Uma influência indígena ainda muito presente que resvala em quase tudo. Na culinária, na dança, na música, nas relações pessoais. E em grande parte se difere muito do que estamos acostumados no restante do país. Para conhecer, só indo. E ainda assim, só ir é pouco. Lá eu tive a real dimensão que é preciso vivenciar o local. Converso mais com vocês em Agosto em Alter do Chão, ao balançar da rede.

Flavio Veloso

  • Estar em um dos locais mais bonitos da Amazônia na melhor época do ano

  • Barco Exclusivo e 100% a nossa disposição

 

  • Uma cozinheira para chamar de nossa

 

  • EcoVila na beira do rio, fechada para nosso grupo

 

  • Pousada fechada para nosso grupo

 

  • Projeção de fotos em praça pública 

Nosso objetivo com a Expedição Fotográfica Alter do Chão, na parte mais​ bonita da Amazônia, é novamente oferecer uma experiência que alie o tempo todo o prazer de viajar e fotografar, experimentando um Brasil extraordinário no que se refere a riqueza cultural, social, paisagística e gastronômica. Com isso, mais uma vez não estamos indo para um point do turismo de massa e a infraestrutura a qual temos acesso condiz com essa realidade. Espere nuvens e céus que você nunca viu, espere sabores que você nunca provou, espere ver animais que antes só imaginava, espere uma receptividade típica de relações que ainda não foram fragilizadas pelo ritmo das grandes cidades, espera a quebra de seus padrões se abrindo para um Brasil que você não imaginava existir. Venha e se abra para uma experiência em uma região com ritmo próprio e personalidade muito forte. Venha para esse Brasil Indizível

Roteiro:

Estaremos na Amazônia, um ambiente altamente mutável e dependente de condições climáticas. Qualquer roteiro que colocarmos aqui, pode não ser real. Teremos alguns planos pré estabelecidos (abaixo) mas o fato de termos um barco exclusivo a nossa disposição, 24h por dia, nos da bastante liberdade. Faz com que o ritmo do barco seja ditado pelas necessidades do nosso projeto, com flexibilidade para ir embora mais rápido de determinado lugar ou mesmo prolongar o tempo em outra localidade. O máximo proveito da experiência Amazônica.

Uma coisa que está totalmente a nosso favor é que estaremos na melhor época do ano para o turismo na região. Época em que as belezas são potencializadas e Alter do Chão mostra todo seu resplendor.

A EcoViva está situada na Comunidade Ribeirinha da Coroca, na margem esquerda do último afluente do Rio Tapajós, o Rio Arapiuns, com águas cristalinas que transbordam entre as lindas praias de areia branca, abraçadas por uma mágica floresta composta de palmeiras de Bacaba, Tucumã, árvores de Piquiá, Louro, Ipê, Itaúba, Camarú, Andiroba, Sucubeira e muitas outras, além de lindos guardiões, como Paca, Cutia, Tatu, Veado, Capivara e diferentes espécies de Macacos e  Aves.

Banheiros e chuveiros

Redário

DIA 01 E 02:

Chegaremos em Santarém e rumaremos diretamente para a EcoViva Amazônia. Cerca de 4h de barco. A EcoViva, como o próprio nome já diz, é uma ecovila na margem do Rio Arapiuns. Seus ambientes são simples, sustentáveis e feitos com total integração com a natureza que o cerca. Estaremos vivendo ali a experiência de uma ecovila na beira de um grande rio amazônico.

A EcoVila estará fechada para o nosso grupo.

Lá dormiremos todos juntos em redes no redário coletivo ou em biocabanas com camas de casal ou solteiro. Sobre as redes, pode parecer assustador dormir em um ambiente aberto, na beira da floresta, em redes mas não será. Será, por apenas duas noites, uma experiência enriquecedora. As redes são mais firmes, com dimensões boas, material bom, próprias para pernoite e todas possuem mosquiteiro. O mosquiteiro funciona passando uma sensação de segurança já que mosquitos não são um problema real nessa parte da Amazônia. A acidez da água impede a reprodução e muito provavelmente lá teremos menos mosquitos que em nossas casas. Esse é o motivo da maioria dos luxuosos Resorts de Selva ficarem em rios ácidos.

Quem optar pelo redário, teremos um quarto de apoio para deixar os equipamentos.

As biocabanas são acomodações com paredes em adobe e teto em palha. Possuem duas camas de solteiro ou cama de casal.

Passeios planejados: 

Ida pro Arapiuns com parada para fotos na linda Ponta Ponta do Icuxi, com possibilidade alta de avistar botos e chegada na Comunidade da Coroca - EcoViva. Visita à Comunidade da Coroca para conhecer os Projetos de Artesanato, Criação de Quelônios (Tartarugas) e Criação de Meliponas (abelhas sem ferrão). Ida a Comunidade ribeirinha de São Marcos, de gente muito simples e acolhedora, para conhecer o Projeto de Artesanato e ao Igapó da Comunidade, lugar lindo para nadar em águas cristalinas com árvores parcialmente submersas e entre vitórias régias. Ida com parada na deslumbrante Ponta Grande.

Dia 03 E 04:

Ida em nosso barco exclusivo para Floresta Nacional do Tapajós - FLONA, um dos lugares mais belos de toda a região, com águas incrivelmente cristalinas, muitas vitórias régia e as incríveis Samaúmas. 

Como a estrutura para pernoite e alimentação na FLONA deixa muito a desejar mas ao mesmo tempo não gostaríamos de "apenas passar" por um dos mais belos locais da região, faremos um pernoite em redes em nosso barco. Teremos a oportunidade de ver o dia acabar e amanhecer literalmente de cara para Floresta. Ver e Ouvir a floresta acordar com seus sons que vão se modificando a medida que os primeiros raios dourados batem na copa das árvores. 

Passeios planejados: 

Passeio noturno para focagem de jacarés, trilha para a Samaúma (árvore gigante da Amazônia, de imenso diâmetro e de tirar o fôlego pelas suas proporções - Samaúma também conhecida como "árvore da vida", "escada pro céu" ou "Rainha da Floresta" é uma das maiores espécies de árvore existente), passeio pela comunidade do Jamaraquá, ida pra Maguari com uma linda praia. 

Dia 05 E 06:

Voltaremos da FLONA no fim do dia 06 rumo a Alter do Chão.

Nos hospedaremos em uma pousada fechada para o nosso grupo onda passaremos 3 noites. Quartos com ar condicionado e cama! Mas com rede a disposição para quem desejar...rs.

Dia 07 com manhã e almoço livres. Sugestão para separarmos o material a que, feito nos últimos dias, será projetado em praça pública. Nossa projeção acontecerá na noite do dia 08.

Em Alter visitaremos uma loja de artesanato indígena e faremos uma degustação de picolés com sabores típicos da região.

Passeios possíveis: 

Visita a Ponta do Muretá e Pindobal. Ponta do Icuxi e Ponta do Cururu. Floresta Encantada, local em Alter do Chão com águas que refletem em um lindo aspecto de espelho  e navega-se entre as árvores cujas copas estão acima da água. Conhecer o trabalho do Nil, pioneiro na produção e exportação de Guaraná em Pó para a Europa, com uma profunda e contagiante sabedoria sobre os segredos da Floresta e possibilidades das suas mais variadas plantas e frutos, com caminhada pela Floresta. Passeio para Valquírias e Lago Verde.

Dia 09 de Setembro: Retorno aos estados de origem.

Transfer Alter do Chão - Aeroporto de Santarém.

Fim de nossos serviços!

Agosto - 2018

Para os 5 primeiros inscritos:

R$2700

Após o sexto integrante:

R$3500

Formas de Pagamento:

no cheque, em até 10x sem juros, a partir de Janeiro 2017;

- em até 10x no cartão

- 5% desconto para pagamento à vista depósito bancário;

- 5% de desconto para integrantes de outras viagens do Brasil Indizível (promoção não cumulativa)

Durante a viagem:

  • Transfer de barco de Santarém para EcoVila.

  • Na EcoVila: todas as diárias com café da manha, almoço e janta por duas noites em redário coletivo. Refeições preparadas por uma cozinheira destinada a atender nosso grupo.

  • Passeios em barco fretado e exclusivo durante todos os dias na EcoVila e na Floresta Nacional do Tapajós (FLONA),

  • Transporte em barco para FLONA com pernoite em redes no próprio barco com alimentação inclusa durante todo tempo em que estivermos por lá,

  • Passeios e guias na região da FLONA sempre que necessário,

  • Todas as refeições exceto para os dias na Vila de Alter do Chão,

  • Em Alter do Chão hospedagem em quarto duplo em pousada fechada para o nosso grupo,

  • Degustação de sorvetes com sabores regionais em Alter do Chão,

  • Jantar de despedida na noite do dia 08,

  • Projeção fotográfica em Praça Pública,

  • Acompanhamento fotográfico durante toda expedição. Pelo menos um fotógrafo profissional a sua disposição para tirar dúvidas na teoria e na prática.

Não Incluso:

  • Trecho aéreo Estado de Origem - Santarém - Estado de Origem;

  • Refeições na Vila de Alter do Chão exceto quando descriminado ao contrário;

  • Bebidas, frigobar, telefonemas, wifi (quando cobrado) e taxas não descriminadas.

Conteúdo Fotográfico:

  • Ao se inscrever em uma das Expedições Fotográficas do Brasil Indizível, você passa a ter acesso a todas as nossas vídeos aulas.

  • Os assuntos abordados em nossas vídeos aulas serão reforçados ao longo da expedição, durante as saídas externas. A expedição não tem como objetivo substituir um curso formal de fotografia básica nem ser estritamente um workshop. Estamos fazendo uma viagem fotográfica orientada que alia o prazer de viajar e fotografar.

  • Durante toda a programação, com exceção dos tempos livres, dois fotógrafos profissionais a disposição para tirar todas as suas dúvidas.

  • Necessário levar equipamento fotográfico próprio: câmera, lentes, cartões de memória, baterias, carregadores e tripé.

  • Aconselhável levar um bom filtro polarizador. Detalho o motivo em um de nossos vídeos.

  • Não aconselhamos a expedição para acompanhantes que não sejam fotógrafos ou amantes de viagens e/ou natureza.

Mais informações: 

brasilindizível@gmail.com

Flavio Veloso - 48 996971772 (TIM)

Renato Rocha - 21 96759 4640 (VIVO)

Veja também: 
TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

MAIO JUN JUL 2017

SÃO PAULO INDIZÍVEL

SÃO PAULO INDIZÍVEL

29-30 ABRIL - 1 DE MAIO

PERU CLÁSSICO

PERU CLÁSSICO

1 a 10 NOVEMBRO 2017

TAPEROÁ - PARAÍBA

TAPEROÁ - PARAÍBA

04 a 10 DEZEMBRO 2017

NEPAL

NEPAL

12 a 26 OUTUBRO 2018

O que o Brasil Indizível tem de diferente das outras expedições fotográficas?

Uma das nossas missões com o projeto Brasil Indizível é a criação e doação de um acervo de imagens, videos e entrevistas captados  das regiões por onde passamos. Nosso objetivo é fazer com que líderes locais (prefeitura, igreja, rádios e canais comunitários) possam usa-los no incremento das atividades turísticas, melhorando a imagem da região e trazendo investimentos no setor, beneficiando diretamente a comunidade local.

Sempre que possível, faremos um varal fotográfico e/ou projeção, em área pública e gratuita, para aumentar essa troca de experiência entre os fotógrafos e os fotografados e como forma de agradecimento a comunidade 

Sempre que possível, pelo menos uma bolsa de participação no projeto será sorteada entre a comunidade local.

Sempre que possível, o envolvimento da comunidade local terá preferência e será valorizado.

Sempre que possível, um artista local será convidado para mostrar seu trabalho, nos contemplando com uma visão de dentro para fora e contribuindo para a troca de experiência entre artista local e participantes da expedição.

 

Nosso desejo é que nossas expedições não sejam apenas pontuais, e sim que revisitemos os locais com constância.

Uma exposição coletiva anual será feita na Galeria Festina Lens, localizada dentro do Criadouro Carioca, no Rio de Janeiro. 

RIO INDIZÍVEL

RIO INDIZÍVEL

12 a 16 de OUTUBRO

SÃO PAULO INDIZÍVEL

SÃO PAULO INDIZÍVEL

6 a 10 de SETEMBRO

TRÊS PICOS ESPECIAL 4X4

TRÊS PICOS ESPECIAL 4X4

15, 16 e 17 de Setembro

PERU CLÁSSICO

PERU CLÁSSICO

1 a 10 NOV 2017

TAPEROÁ - PARAÍBA

TAPEROÁ - PARAÍBA

04 a 10 DEZEMBRO 2017

ALTER DO CHÃO - PARÁ

ALTER DO CHÃO - PARÁ

AGO 2018

NEPAL

NEPAL

12 a 26 OUTUBRO 2018

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

MAIO JUN JUL 2017

Assine nossa lista

E nunca perca uma atualização!

FLAVIO VELOSO é fotógrafo profissional especializado em imagens outdoor.

Freqüentador das áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, sua preferencia por esse tipo de imagem vem desde cedo, tendo a certeza de que a fotografia faria parte definitiva de sua vida ao término da faculdade de ciências biológicas.

Suas imagens ilustram publicações nacionais e internacionais como Guia 4 Rodas (e suas variações), Viagem & Turismo, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM nas Nuvens, The Age, Traveller, Sydney Morning Herald, O Globo entre outras; além de atender as principais agências de publicidade tendo imagens em peças de clientes como SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines e Comite Olímpico Internacional (COI). É autor de uma das fotos mais caras já vendida para uso comercial.

Dedica boa parte de seu tempo na produção de imagens autorais. Algumas decoram residências e empresas pelo mundo e recentemente teve parte de seu acervo selecionado para decorar as agências brasileiras dentro do projeto Flagship do Citibank Group.

Tem seu trabalho representado pela galeria de arte Gallerize, além da venda direta para consumidores finais, arquitetos e decoradores, no Brasil e no mundo, através de seu site.

Como reconhecimento, firma-se a parceria com a perfumaria francesa Olfactive Studio, com sede em Paris, da inspiradora Céline Verleure. "Pela primeira vez, perfumistas se juntam a fotógrafos e se inspiram em suas obras. Eles sentem as imagens para captar sua essência". Eis que surge a nova fragancia Still Life In Rio, presente em mais de 30 países em todos os continentes.

Atualmente reside em Florianópolis e viaja o Brasil em busca de imagens. 

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:

www.flavioveloso.com

FLAVIO VELOSO is a professional photographer specializing in outdoor photography.

 

Frequent of the natural areas of the city of Rio de Janeiro and its surroundings, his preference for this type of image comes from an early age, being sure that the photography would be a definite part of his life at the end of the biological sciences faculty.

His images illustrate national and international publications such as Guia 4 Rodas (and its variations), Travel & Tourism, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM in the Clouds, The Age, Traveler, Sydney Morning Herald, O Globo among others; attending the main advertising agencies taking pictures in pieces of clients such as SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines and International Olympic Committee (IOC). He is the author of one of the most expensive photos ever sold for commercial use.

 

He spends much of his time producing copyrighted images. Some decorate homes and businesses around the world and recently had part of their collection selected to decorate Brazilian agencies within the Flagship project of the Citibank Group.

His work is represented by Gallerize Art Gallery, as well as direct sales to end consumers, architects and decorators, in Brazil and worldwide through his website.

 

As a recognition, the partnership with the French perfumery Olfactive Studio, based in Paris, of the inspiring Céline Verleure is signed. "For the first time, perfumers join photographers and take inspiration from their works. They feel the images to capture their essence." Here is the new fragrance Still Life In Rio, present in more than 30 countries on all continents.

 

Currently resides in Florianópolis and travels Brazil in search of images.


 

To know more about the work of the photographer, go to:

www.flavioveloso.com

RENATO ROCHA MIRANDA é formado em engenharia civil pela PUC-RJ. Empreendedor e sempre muito curioso pela vida, depois de trabalhar alguns anos em sua área, decidiu ir em busca de um sonho e ser responsável pela construção de seu futuro. Na fotografia encontrou a entrada para um amplo e criativo universo que vem descobrindo dia após dia.

Integrante a 15 anos da equipe de fotógrafos da maior empresa de telecomunicações da América Latina, a Rede Globo, e assinou o still diversos projetos fotográficos como Brasil, A Gente vê Por Aqui (organização Tv Globo) e Mad Maria, de Ricardo Waddington. Com o diretor Luiz Fernando Carvalho, assinou os livros Hoje é Dia de Maria 1 e 2, Capitu e A Pedra do Reino.

Inquieto por natureza, logo encontrou uma maneira de trocar ideias e, assim, expor seus questionamentos e sugestões para uma das mais importantes ferramentas na fotografia, o flash. Nascia ali o blog I LOVE MY JOB, uma referência para quem busca mais conhecimento sobre iluminação.

A convite da maior fabricante de eletrônicos no mundo desenvolveu uma série de quatro cursos online sobre introdução a fotografia, flash e câmeras compactas para o Sony Educa.

Com a fotografia, Renato teve a oportunidade de viajar pelo planeta e absorver tendências e novos formatos para o universo da fotografia. Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Uruguai, Europa, Nepal, India, Jordânia, Rússia. No Brasil está constantemente na estrada com o WS I LOVE MY JOB, que já passou por várias cidades como São Paulo, Recife, Brasília, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória, Cuiabá, chegando em 2014 ao Japão.

Atualmente, Renato é dono do Criadouro Carioca, um centro multi disciplinar onde recebe amigos e estreita laços que transpõe a concepção profissional. 

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:

www.criadourocarioca.rio

RENATO ROCHA MIRANDA holds a degree in civil engineering from PUC-RJ. Entrepreneur and always very curious about life, after working a few years in his area, decided to go in search of a dream and be responsible for building his future. In photography he found the entrance to a wide and creative universe that he has been discovering day after day.

 

A member of the team of photographers from the largest telecommunications company in Latin America, Rede Globo, and has signed several still photographic projects such as Brazil, Ricardo Waddington's "Gente Ve Por Aqui" (organization Tv Globo) and Mad Maria. With director Luiz Fernando Carvalho, he signed the books Hoje é Dia de Maria 1 and 2, Capitu and A Pedra do Reino.

 

Restless by nature, he soon found a way to exchange ideas and thus expose his questions and suggestions to one of the most important tools in photography, the flash. The blog I LOVE MY JOB was born there, a reference for those who seek more knowledge about lighting.

At the invitation of the largest electronics manufacturer in the world has developed a series of four online courses on introducing photography, flash and compact cameras to Sony Educa.

 

With photography, Renato had the opportunity to travel the planet and absorb trends and new formats for the universe of photography. United States, Mexico, Chile, Argentina, Uruguay, Europe, Nepal, India, Jordan, Russia. In Brazil he is constantly on the road with WS I LOVE MY JOB, which has already passed through several cities such as São Paulo, Recife, Brasilia, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória and Cuiabá, arriving in Japan in 2014.

 

Currently, Renato owns the Carioca Criadouro, a multidisciplinary center where he receives friends and close ties that transpose the professional conception.

 

To know more about the work of the photographer, go to:

www.criadourocarioca.rio

  • Instagram - White Circle
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page