top of page
_RRM0395
_RRM0259
_RRM0434
_RRM0481
_RRM0666
_RRM0409
_RRM0161
_RRM0228

TAPEROÁ 

INDIZIVEL

Paraíba

4 a 10 / DEZ / 17

Expedição + 02 Varais fotográficos na festividade mais importante da região

Taperoá, centro geográfico da paraíba, é um daqueles locais mágicos. Um daquelas locais que transbordam brasilidade. Terra de Ariano Suassuna, servindo de inspiração e cenário para a maioria de suas obras. Terra de seu Manelito, da Fazenda Carnaúba, do melhor queijo de cabra do mundo. Cenário de inúmeros filmes como o Auto da Compadecida e a micro série a Pedra do Reino, ambos de Ariano. Representante autêntico de um sertão que deu certo: vivo, pulsante, próprio e sem cliches. 

Venha fotografa-lo conosco e supreenda-se!

"Morei três meses na cidade que serviu de pano de fundo e inspiração para um dos mais intensos escritores brasileiros: Ariano Suassuna.

Confesso que fiquei receoso como fotógrafo de encontrar o mítico sertão e sua luz mágica, ainda mais com a responsabilidade de produzir um livro com as imagens da minissérie que iria fotografar.

 

Com uma semana na cidade me percebi diante de uma pós-graduação em Iluminação, estava levando uma surra na verdade, aprendendo mais do que em qualquer curso que havia feito até então. Conseguia produzir imagens impressionantes ao meio-dia, graças a intensa, porém extremamente generosa fornalha que passava por minha cabeça todos os dias!

As ruas empoeiradas e as paredes claras das casas transformavam a cidade num gigantesco ciclorama onde um povo sereno, hospitaleiro e muito aguerrido me mostrava uma outra relação com o tempo e com a natureza. Um vento quente e constante, que não me sai da memória, completava esse aprendizado. Foi a luz mais envolvente que encontrei até hoje!

Ter a chance de ver e ouvir do próprio Ariano suas considerações sobre a cultura brasileira e os valores que ele tanto admirava ajudaram a enterrar o engenheiro que ainda pulsava aqui dentro e a formar o fotógrafo que surgia daquela reviravolta vocacional."

Renato Rocha Miranda

Nos 7 dias da Expedição Taperoá - Brasil Indizível, eu e o Flavio Veloso tentamos criar um roteiro onde os participantes possam não só ter contato com nosso ritmo de trabalho totalmente diferente, o do Flavio mais meticuloso, paciente e cartesiano nas fotografias de Paisagens; e o retratista Renato compensando a imprevisibilidade de seus retratos com o uso dos flashes portáteis na iluminação de suas fotos.

Como o objetivo principal da Expedição Taperoá é fazer com que você desenvolva sua narrativa fotográfica, a busca pessoal de cada participante será respeitada.

 

roteiro deve ser encarado como uma sugestão segura de eventos, mas entenda que ao final da expedição, uma seleção de imagens de cada participante será impressa e exposta na praça central da cidade, coroando o encontro de fotógrafos e fotografados.

Será uma profunda imersão fotográfica de 168 horas por todas as etapas de um ensaio fotográfico, passando pela pesquisa, concepção, planejamento, execução, edição, tratamento, impressão e exposição.

Para aprimorar o conteúdo fotográfico que será abordado, todos os participantes terão acesso a vídeo aulas exclusivas antes da expedição. É uma viagem para todos os níveis de conhecimento e com certeza mudará sua forma de encarar a fotografia e o Brasil!

04 a 10 de Dezembro de 2017

de R$3500 por R$3.100

O valor promocional aumenta progressivamente a medida que as inscrições são efetuadas.

Se o valor não é mais o mesmo que você viu, uma pessoa ou mais pessoas se inscreveram.

Não deixe para depois: faça sua inscrição agora e garanta sua vaga com desconto.

Formas de Pagamento: 

- 6x sem juros no cheque nos meses de Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro.

- 5% desconto para pagamento à vista depósito bancário;

- Em até 10x no cartão.

Mais informações: 

BrasilIndizível@gmail.com

 

Flavio Veloso – 48 99697 1772

Renato Rocha – 21 98050 4640

Incluído:

 

  • Hospedagem em quarto individual com café da manhã e ar condicionado. Individual para seu maior conforto e privacidade.

  • Traslado terrestre Campina Grande / Taperoá / Campina Grande em veículo exclusivo com ar condicionado;

  • 7 dias de saídas fotográficas com dicas e supervisão de Flavio Veloso e Renato Rocha Miranda, sempre com translado incluído, em carro com ar condicionado, quando necessário;

  • Carro com ar condicionado a nossa disposição.

  • Impressão de fotos selecionadas para varal fotográfico no tamanho 40x60cm;

  • Acesso a todas as vídeos aulas com conteúdo fotográfico personalizado, antes e durante a expedição (em construção).

  • 24h por dia pensando, falando e fazendo fotografia com quem faz! Fuja dos mestres sem portfólio.

 

Não incluído:

 

  • Passagem aérea;

  • Alimentação (os valores de refeições na cidade são baixos e pode-se ter uma refeição saborosa ao custo médio de 25,00).

 

Importante:

 

  • Necessário levar equipamento fotográfico próprio: câmera, lentes, tripé e notebook;

  • Não aconselhamos a expedição para acompanhantes que não sejam fotógrafos, pois nosso ritmo será bastante intenso e nosso objetivo único é a fotografia. Nosso compromisso é com a luz.

1o. dia - Segunda, 04/12 - Chegada

TARDE: Partida aérea. Voo indicado é o GOL 2170 Direto, com partida as 12:55h do do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim - Galeão, no Rio de Janeiro e previsão de chegada em Campina Grande (CG) as 14:40h. Integrantes de outros estados que optarem por voos diretos precisam chegar em CG até as 16h.  

NOITE: Chegada terrestre em Taperoá a noite. Após todos estarem alojados, faremos um bate papo com projeção de fotos de edições anteriores e apresentação do trabalho do fotógrafo local Francisco Mendes. Nossa idéia com isso é que tenham um ante visão do que espera por vocês na região.

Saída para jantar.

3º dia - Quarta, 06/12 - Explorando Taperoá, entardecer no Pau Leite e checagem das fotos.

MANHà- Livre com orientação. Indicamos acordar cedo e percorrer a cidade a pé, sem pressa, sem rumo.  Se deixar ser recebido por ela. É preciso ficar atendo para as opções de imagens que irão surgir. Essa sinergia entre local, fotógrafo e fotografado é uma das bases das nossas expedições. É preciso que vocês se joguem!

Uma das relíquias de Taperoá que precisa ser destacada nesse momento é a Filarmônica. Durante a semana que antecede o festejo e procissão de Nossa Senhora da Conceição, a filarmônica percorre as ruas da cidade durante da alvorada. E isso é um prato cheio para imagens. Clique nos vídeos abaixo para entender melhor. 

TARDE - Depois do almoço, iremos direto para a localidade do Pau Leite nos arredores da cidade onde pegarmos o entardecer. 

NOITE - Livre com orientação para que deem uma geral nas imagens já captadas. Importação, edição e  tratamento. Os fotógrafos Flavio Veloso e Renato Rocha Miranda estarão a disposição para auxiliarem. Podemos colocar em prática, juntos uma de nossas vídeo aula sobre importação com inserção de metadados e presets para esmiuçarmos o material captado até o momento.

4º dia - Quinta, 07/12 - Fazenda Carnaúba, Morro do Pico, Entardecer e Ruínas.

MANHÃ - Sairemos oficialmente após o café da manhã rumo a Fazenda Carnaúba. Aconselhamos a quem quiser, acordar mais cedo para explorar a cidade nos primeiros raios de sol. Vocês já estarão ambientados, a cidade é pequena e extremamente receptiva. Estamos a 1 minuto a pé por exemplo, da praça principal. Fica a dica.

Passaremos a manhã na fazenda explorando os arredores, conhecendo sua produção de queijo e criação de animais (caprinos e bovinos). Conheceremos sua história e ouviremos com enorme prazer os causos de Seu Manuelito, primo-irmão e sócio de Ariano Suassuna, patriarca da família e um caso a parte: deveria ser tombado como patrimônio imaterial brasileiro! Não acredita? Clica aqui. A família é parceira do projeto nos recebendo de braços abertos, contribuindo muito para o sucesso dessa experiência.

ALMOÇO - E nesse clima almoçaremos na Fazenda antes de partirmos em direção ao Morro do Pico.

TARDE/NOITE - Exploraremos a região do Morro do Pico tarde adentro. Fotografaremos o entardecer e aguardaremos as estrelas se firmarem para explorarmos a fotografia noturna com estrelas e ligthpaint nas ruínas ao redor. Casas de Taipa e Pedra nos esperam! 

Montaremos uma mesa com lanche, água, sucos e frutas no local.

Retorno direto para o hotel para jantarmos.

5º dia - Sexta, 08/12 - Escolha das fotos, Impressão, Montagem do Varal e Procissão de Nossa Senhora da Conceição.

MANHÃ: Precisamos parar para escolhermos as imagens que serão expostas. Faremos isso individualmente, com orientação dos fotógrafos Renato Rocha Miranda e Flavio Veloso, logo após o café em nosso próprio hotel. Impressão dos arquivos em nossas impressoras Canon, marca que apoia nosso projeto.

ALMOÇO: Restaurante Pedra do Reino

TARDE: Livre para fotos nos arredores da cidade com montagem de nosso varal as 17h.

NOITE: Festa e Procissão de Nossa Senhora da Conceição na praça Matriz, lolca que estarão expostas nossas imagens.

2º dia - Terça, 05/12 - Cabaceiras e Lajedo do Pai Mateus.

MANHÃ E TARDE - Após do café da manhã, rumaremos direto para o município vizinho de Cabaceiras, local onde foi gravado "O Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna. Faremos algumas paradas para fotografar ao longo do trajeto. Almoçaremos na cidade e, após uma breve visita, nos deslocaremos rumo ao Lajedo do Pai Mateus. Ficaremos no local para, depois de explorarmos os últimos raios e o entardecer, explorarmos a fotografia de estrelas. Lembrando que uma de nossas vídeo aulas aborda essa temática.

NOITE - Chegaremos de Cabaceiras direto para jantar com o resto da noite livre.

6º dia - Sábado, 09/12 - Feira, + Festa, +Varal e Despedida.

MANHÃ: Manhã com aconselhamento de irem acompanhar a feira. Além de fotos, é possível tomar um café da manhã no mercado municipal, comprar acessórios de couro, comprar lembranças e aquele queijo de manteiga. Ver a cidade viva na feira e no mercado. E fotografar tudo. Mesmo para quem não quiser fotografar nesse momento, eu aconselho. Sou entusiasta desses momentos em que a cidade se mostra mais autêntica.

Quem se interessou por algo para comprar na cidade, a hora é essa.

TARDE: As 18h, montagem de nosso segundo varal nos arredores da praça.

NOITE: Evento cultural do calendário de festividades. Uma peça de teatro, um recital, um show... Sempre em praça pública. Na última expedição, a peça de Ariano Suassuna "O Auto da Compadecida" foi apresentada. É nesse contexto que nosso varal estará inserido.

 

7º dia - Domingo, 10/12 - Hora da despedida.

MANHà- Hora da despedida. 10:30 partida rumo a Campina Grande.

ROTEIRO

Informações sobre Aéreo e Traslados:

 

  • Chegada aérea em Campina Grande: 4 de Dezembro;

  • Translado terrestre Campina Grande / Taperoá dia 4 de Dezembro às 16h;

  • Translado terrestre Taperoá / Campina Grande dia 10 de Dezembro às 10:30;

  • Retorno aéreo de Campina Grande: 10 de Dezembro.

  • Voo indicado: GOL 2170 com partida do do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim - Galeão, no Rio de Janeiro e previsão de chegada em Campina Grande (CG) as 15:35h. Integrantes de outros estados que optarem por voos diretos precisam chegar em CG até as 16h.  

 

Os participantes poderão optar por outras datas de chegada e partida, porém serão responsáveis pelo seu traslado ida e volta para Taperoá;

Quando decidi participar do Projeto Brasil Indizível, achei que seria uma excelente oportunidade em descobrir algo novo e fora do convencional, afinal de contas não estaríamos indo para uma cidade tipicamente turística. O que eu vivi e vi em Taperoa/PB, superou as minhas expectativas, pois o local escolhido foi uma inspiração e a luz do sertão uma mágica surpresa fotográfica. Todas as técnicas e recomendações obtidas durante a Expedição foram importantes para aperfeiçoar o meu olhar fotográfico e despertar ainda mais a paixão pela fotografia. Fica também o registro para as amizades feitas ao longo do caminho e a gratidão pela afinidade e inteiração do grupo, que fez a expedição ampliar o seu significado.
Obrigada Renato Rocha e Flavio Veloso pelo excelente trabalho e que essa seja a primeira de muitas outras expedições fotográficas que farei com o Brasil Indizível.

Luciene D`Alexandre

_RRM0434
_RRM0481
_RRM0479
_RRM0666
_RRM0395
_RRM9876
_RRM0409
_RRM0345
_RRM0259
_RRM0708
_RRM0384
_RRM9886
_RRM9939
_RRM0304
_RRM0312
_RRM0036
_RRM9974
_RRM0161
_RRM0228
_RRM0137
RRM_0145TRATA
RRM_7791
As pernas de Neide
RRM_9942TRATA
RRM_9664TRATA
RRM_2554TRATA
RRM_0690TRATA_X
RRM_7688
RRM_6356TRATA
RRM_5864TRATA
RRM_4938TRATA
RRM_2837TRATA
RRM_1948TRATA

Visite também:

O que o Brasil Indizível tem de diferente das outras expedições fotográficas?

Uma das nossas missões com o projeto Brasil Indizível é a criação e doação de um acervo de imagens, videos e entrevistas captados  das regiões por onde passamos. Nosso objetivo é fazer com que líderes locais (prefeitura, igreja, rádios e canais comunitários) possam usa-los no incremento das atividades turísticas, melhorando a imagem da região e trazendo investimentos no setor, beneficiando diretamente a comunidade local.

Sempre que possível, faremos um varal fotográfico e/ou projeção, em área pública e gratuita, para aumentar essa troca de experiência entre os fotógrafos e os fotografados e como forma de agradecimento a comunidade 

Sempre que possível, pelo menos uma bolsa de participação no projeto será sorteada entre a comunidade local.

Sempre que possível, o envolvimento da comunidade local terá preferência e será valorizado.

Sempre que possível, um artista local será convidado para mostrar seu trabalho, nos contemplando com uma visão de dentro para fora e contribuindo para a troca de experiência entre artista local e participantes da expedição.

 

Nosso desejo é que nossas expedições não sejam apenas pontuais, e sim que revisitemos os locais com constância.

Uma exposição coletiva anual será feita na Galeria Festina Lens, localizada dentro do Criadouro Carioca, no Rio de Janeiro. 

RIO INDIZÍVEL

RIO INDIZÍVEL

12 a 16 de OUTUBRO

SÃO PAULO INDIZÍVEL

SÃO PAULO INDIZÍVEL

6 a 10 de SETEMBRO

TRÊS PICOS ESPECIAL 4X4

TRÊS PICOS ESPECIAL 4X4

15, 16 e 17 de Setembro

PERU CLÁSSICO

PERU CLÁSSICO

1 a 10 NOV 2017

TAPEROÁ - PARAÍBA

TAPEROÁ - PARAÍBA

04 a 10 DEZEMBRO 2017

ALTER DO CHÃO - PARÁ

ALTER DO CHÃO - PARÁ

AGO 2018

NEPAL

NEPAL

12 a 26 OUTUBRO 2018

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

MAIO JUN JUL 2017

Assine nossa lista

E nunca perca uma atualização!

FLAVIO VELOSO é fotógrafo profissional especializado em imagens outdoor.

Freqüentador das áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, sua preferencia por esse tipo de imagem vem desde cedo, tendo a certeza de que a fotografia faria parte definitiva de sua vida ao término da faculdade de ciências biológicas.

Suas imagens ilustram publicações nacionais e internacionais como Guia 4 Rodas (e suas variações), Viagem & Turismo, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM nas Nuvens, The Age, Traveller, Sydney Morning Herald, O Globo entre outras; além de atender as principais agências de publicidade tendo imagens em peças de clientes como SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines e Comite Olímpico Internacional (COI). É autor de uma das fotos mais caras já vendida para uso comercial.

Dedica boa parte de seu tempo na produção de imagens autorais. Algumas decoram residências e empresas pelo mundo e recentemente teve parte de seu acervo selecionado para decorar as agências brasileiras dentro do projeto Flagship do Citibank Group.

Tem seu trabalho representado pela galeria de arte Gallerize, além da venda direta para consumidores finais, arquitetos e decoradores, no Brasil e no mundo, através de seu site.

Como reconhecimento, firma-se a parceria com a perfumaria francesa Olfactive Studio, com sede em Paris, da inspiradora Céline Verleure. "Pela primeira vez, perfumistas se juntam a fotógrafos e se inspiram em suas obras. Eles sentem as imagens para captar sua essência". Eis que surge a nova fragancia Still Life In Rio, presente em mais de 30 países em todos os continentes.

Atualmente reside em Florianópolis e viaja o Brasil em busca de imagens. 

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:

www.flavioveloso.com

FLAVIO VELOSO is a professional photographer specializing in outdoor photography.

 

Frequent of the natural areas of the city of Rio de Janeiro and its surroundings, his preference for this type of image comes from an early age, being sure that the photography would be a definite part of his life at the end of the biological sciences faculty.

His images illustrate national and international publications such as Guia 4 Rodas (and its variations), Travel & Tourism, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM in the Clouds, The Age, Traveler, Sydney Morning Herald, O Globo among others; attending the main advertising agencies taking pictures in pieces of clients such as SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines and International Olympic Committee (IOC). He is the author of one of the most expensive photos ever sold for commercial use.

 

He spends much of his time producing copyrighted images. Some decorate homes and businesses around the world and recently had part of their collection selected to decorate Brazilian agencies within the Flagship project of the Citibank Group.

His work is represented by Gallerize Art Gallery, as well as direct sales to end consumers, architects and decorators, in Brazil and worldwide through his website.

 

As a recognition, the partnership with the French perfumery Olfactive Studio, based in Paris, of the inspiring Céline Verleure is signed. "For the first time, perfumers join photographers and take inspiration from their works. They feel the images to capture their essence." Here is the new fragrance Still Life In Rio, present in more than 30 countries on all continents.

 

Currently resides in Florianópolis and travels Brazil in search of images.


 

To know more about the work of the photographer, go to:

www.flavioveloso.com

RENATO ROCHA MIRANDA é formado em engenharia civil pela PUC-RJ. Empreendedor e sempre muito curioso pela vida, depois de trabalhar alguns anos em sua área, decidiu ir em busca de um sonho e ser responsável pela construção de seu futuro. Na fotografia encontrou a entrada para um amplo e criativo universo que vem descobrindo dia após dia.

Integrante a 15 anos da equipe de fotógrafos da maior empresa de telecomunicações da América Latina, a Rede Globo, e assinou o still diversos projetos fotográficos como Brasil, A Gente vê Por Aqui (organização Tv Globo) e Mad Maria, de Ricardo Waddington. Com o diretor Luiz Fernando Carvalho, assinou os livros Hoje é Dia de Maria 1 e 2, Capitu e A Pedra do Reino.

Inquieto por natureza, logo encontrou uma maneira de trocar ideias e, assim, expor seus questionamentos e sugestões para uma das mais importantes ferramentas na fotografia, o flash. Nascia ali o blog I LOVE MY JOB, uma referência para quem busca mais conhecimento sobre iluminação.

A convite da maior fabricante de eletrônicos no mundo desenvolveu uma série de quatro cursos online sobre introdução a fotografia, flash e câmeras compactas para o Sony Educa.

Com a fotografia, Renato teve a oportunidade de viajar pelo planeta e absorver tendências e novos formatos para o universo da fotografia. Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Uruguai, Europa, Nepal, India, Jordânia, Rússia. No Brasil está constantemente na estrada com o WS I LOVE MY JOB, que já passou por várias cidades como São Paulo, Recife, Brasília, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória, Cuiabá, chegando em 2014 ao Japão.

Atualmente, Renato é dono do Criadouro Carioca, um centro multi disciplinar onde recebe amigos e estreita laços que transpõe a concepção profissional. 

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:

www.criadourocarioca.rio

RENATO ROCHA MIRANDA holds a degree in civil engineering from PUC-RJ. Entrepreneur and always very curious about life, after working a few years in his area, decided to go in search of a dream and be responsible for building his future. In photography he found the entrance to a wide and creative universe that he has been discovering day after day.

 

A member of the team of photographers from the largest telecommunications company in Latin America, Rede Globo, and has signed several still photographic projects such as Brazil, Ricardo Waddington's "Gente Ve Por Aqui" (organization Tv Globo) and Mad Maria. With director Luiz Fernando Carvalho, he signed the books Hoje é Dia de Maria 1 and 2, Capitu and A Pedra do Reino.

 

Restless by nature, he soon found a way to exchange ideas and thus expose his questions and suggestions to one of the most important tools in photography, the flash. The blog I LOVE MY JOB was born there, a reference for those who seek more knowledge about lighting.

At the invitation of the largest electronics manufacturer in the world has developed a series of four online courses on introducing photography, flash and compact cameras to Sony Educa.

 

With photography, Renato had the opportunity to travel the planet and absorb trends and new formats for the universe of photography. United States, Mexico, Chile, Argentina, Uruguay, Europe, Nepal, India, Jordan, Russia. In Brazil he is constantly on the road with WS I LOVE MY JOB, which has already passed through several cities such as São Paulo, Recife, Brasilia, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória and Cuiabá, arriving in Japan in 2014.

 

Currently, Renato owns the Carioca Criadouro, a multidisciplinary center where he receives friends and close ties that transpose the professional conception.

 

To know more about the work of the photographer, go to:

www.criadourocarioca.rio

  • Instagram - White Circle
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page