top of page

Serra da Capivara (Piauí) com Petrolina 2018

Âncora 1

Conheci a região do Parque Nacional da Serra da Capivara a convite de uma amigo, também fotógrafo, que iria embarcar em um projeto junto a um artista plástico. Eu iria de assistente de luxo. Confesso que meu preconceito quase me dá uma rasteira. Por muito pouco não deixei de ir. Eu, cria do sudeste, nascido e criado no Rio de Janeiro, pensei “o que eu vou fazer em um parque nacional completamente fora do roteiro turístico? Se os parques aqui do Sul e Sudeste já não são um primor de organização e estrutura, imagina o que vou encontrar na Capivara? O que eu vou fazer no interior do Piauí, milhares de quilômetros de distância de casa, com um monte de atrações naturais ao meu redor, ao alcance de horas? Eram várias as interrogações que me prendiam. A oportunidade de fazer outra viagem com esse meu amigo, sempre fotograficamente muito produtivas, me fez ir. Não foi o parque nem a região em si que me chamaram atenção naquele momento. Coloquei meu preconceito na mochila e fui. Fui e tomei uma surra! Encontrei um parque nacional organizado, com trilhas sinalizadas, muito bem estruturado, com funcionários e guias profissionais em total sintonia com uma região riquíssima, repleta de paisagens únicas. Cânions, vida selvagem, flora, povo, cultura, paisagens, geologia, história. Fui surpreendido por um museu (do homem americano) que, em plena caatinga, faz frente a qualquer museu de ciências naturais do planeta, tanto em infraestrutura como em seus atrativos que estão mudando o curso de como a ciência entende a ocupação do homem em nosso continente. Suas pinturas rupestres, quase onipresentes, são indescritíveis e tem capacidade de colocar nossa imaginação para trabalhar. Surubas (sim, você leu isso: surubas), sexo, beijo, caça, lutas, louvações, grafismos... está tudo lá registrado. Depois de tanto encantamento, fiquei com vergonha e deixei meu preconceito largado em algum canto do Cânion das Andorinhas.

Flavio Veloso, Fotógrafo

São as nossas linhas de Nazca (ou as nossas Pirâmides. A nossa Petra. A nossa Pompéia). A maior coleção de arte pré-histórica ao ar livre do planeta, em exposição num parque nacional de organização impecável. Vale a pena encarar a longa distância (as estradas estão ótimas) e a hospedagem básica (porém limpinha!) para se embasbacar com a qualidade, a diversidade e a força que esses desenhos têm ao vivo.

Ricardo Freire, Turista Profissional, Viaje Na Viagem

Localizado no sudeste do Piauí, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade - UNESCO, é a área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano. Contém a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo e em seus 737 sítios arqueológicos catalogados estão vestígios datados de 50.000 anos, os mais antigos registros na América. As pesquisas, abundantes no local, poem a região no centro das discussões sobre a migração de nossos antepassados e colocam em xeque as teorias aceitas até então (de que o homem não poderia ter chegado aqui antes de 15000 anos), elevando a região a um dos mais importantes cenários do turísmo arqueológico-científico do planeta.

Se não bastasse isso, o Parque protege uma parte da vegetação da caatinga onde se pode observar suas diversas variações, desde a caatinga baixa e densa até a caatinga alta. A fauna também é variada, com presença de tatus verdadeiros, tatus bola, tamanduás, jaguaratiricas, jacus, cotias, veados-catingueiros, porcos-do mato, macacos-prego e até onças.

A paisagem geológica do Parque também merece destaque, com presença de formações areníticas, cânions ruiniformes, e boqueirões, formando lindas vistas panorâmicas. Por sua importância e singularidade geomorfológica, a região está sendo cotada para receber o título de Geoparque.

E é tendo como base toda essa riqueza natural, cultural e científica que vamos fazer nossa 

Expedição Brasil Indizível - Serra da Capivara.

Previsto para 2018

Interessado? Nos avise! Isso é importante para fecharmos o roteiro.

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

Mais informações: 

brasilindizível@gmail.com

Flavio Veloso - 48 99697 1772 (TIM)

Renato Rocha - 21 98050 4640 (TIM)

Incluído:

  • Hospedagem no melhor Hotel de Petrolina em quarto duplo.

  • Hospedagem, no melhor hotel da região, em quarto duplo com café da manhã em São Raimundo Nonato (SRN) e Petrolina;

  • Hospedagem em quarto duplo em Barreirinho dentro de uma atrações turísticas da região;

  • 04 (quatro) almoços em SRN (exceto bebidas);

  • 02 (duas) jantas (exceto bebidas);

  • Traslado terrestre Petrolina / SRN / Petrolina em van com ar condicionado;

  • Dicas e supervisão dos fotógrafos Flavio Veloso e Renato Rocha Miranda durante todo o período;

  • Acesso a todas as vídeos aulas com conteúdo exclusivo e personalizado, antes e durante a viagem.

  • Transporte com ar condicionado durante todos os dias em SRN e Barreirinho;

  • Ingressos, taxas e autorizações especiais no Parque Nacional da Serra da Capivara;

  • Ingresso no Museu do Homem Americano;

  • Guias Especializados durante todos os trajetos em SRN e Barreirinho;

  • Impressão de fotos selecionadas para exposição;

  • Entrada na Vinícula Miolo.

 

Não incluído:

 

  • Passagem aérea;

  • Refeições quando não informado o contrário;

  • Gorjetas, frigobar, lavanderia e telefonemas.

Importante:

 

  • Necessário levar equipamento fotográfico próprio: câmera, lentes, flash e tripé;

  • Não aconselhamos a expedição para acompanhantes que não sejam fotógrafos ou simpatizantes. Nosso ritmo será bastante intenso e nosso objetivo único é a fotografia. Nosso compromisso é com a luz.

ROTEIRO SERRA DA CAPIVARA

1º dia - CHEGADA EM PETROLINA.

MANHÃ/TARDE: 

Partida aérea dos estados de origem com destino a Petrolina. Faremos uma pernoite em Petrolina antes de nos encaminharmos por via terrestre (cerca de 4-5 horas) para São Raimundo Nonato (SRN) - PI em virtude da maioria dos voos serem longos (acima de 5 horas) e possuírem escalas.

É indicado que todos estejam em Petrolina até o noite do dia 07/04 para fazermos o translado nas primeiras horas da manhã seguinte.

Pernoite no Quality Hotel Petrolina - hotel número 01 da região segundo o Trip Advisor. O hotel pode ser alterado para outro de qualidade equivalente em virtude da escassez de vagas na época.

NOITE: 

A noite, após todos estarem alojados, faremos uma reunião de boas vindas com projeção de imagens da região e bate papo fotográfico. Nosso objetivo aqui é preparar vocês para o que poderá ser encontrado ao longo de nossa expedição.

Após sairemos para um jantar de confraternização no Bodódromo, atração turística com culinária diversificada especializada em carne de bode. Jantar não incluso.

2º dia - RUMO A SÃO RAIMUNDO NONATO: DESCOBRINDO A SERRA DA CAPIVARA.

MANHÃ: 

Saída de Petrolina as 7h em Van fretada, exclusiva e com ar, rumo a São Raimundo Nonato.

Parada para lanche em Remansso.

Almoço (incluso) em São Raimundo Nonato. 

TARDE:

Visita ao Museu do Homem Americano. Ticket incluso.

Após, chegada ao hotel (previsto para as 17:30).

Ficaremos hospedados no Hotel Serra da Capivara, melhor hotel de São Raimundo Nonato.

NOITE:

Após todos estarem alojados, às 20h receberemos para um bate papo e projeção de trabalho, o fotógrafo André Pessoa (A CONFIRMAR em virtude da agenda do fotógrafo), um dos maiores especialistas na região e referência no que se refere a captação de imagens da caatinga. Essa troca de experiência com profissionais da região, com conhecimento genuinamente local é uma das bases do Projeto Brasil Indizível.

Nosso objetivo com esse dia é, após o conhecimento adquirido no museu, na projeção e no papo com o André Pessoa e no dia anterior, vocês serem capazes de entender realmente a importância da região que percorremos nos próximos. É um dia de porrada visual e absorção de informação. Além de ajudar a criar uma ante visão para as fotos.​​

4º dia – IDA PARA BARREIRINHO, ALTO DA PEDRA FURADA E NASCER DA LUA CHEIA.

MANHÃ:

Após o café da manhã, saída em direção ao Parque Nacional da Serra da Capivara, com as malas para nos hospedarmos em uma localidade conhecida como Barreirinho. Nos hospedaremos nos arredores da Cerâmica Serra da Capivara. São quartos simples, confortáveis e novos, com ar condicionado e chuveiro quente, onde é praticado o turismo de base comunitária. Outra base dos nossos projetos: a valorização da mão de obra local. Ali mesmo é possível fazermos nossas refeições com comidas caseiras e lanches preparados na hora seguindo os princípios do comércio justo.

Visita ao Desfiladeiro da Capivara, com seus numerosos sítios arqueológicos ricos em pinturas rupestres.

Almoço (incluso) na Oficina de Cerâmica.

 

TARDE: 

Após o almoço (incluso), um breve descanso e  subiremos o alto da pedra furada para fazer o entardecer.

Nosso objetivo aqui, além do entardecer, é nos planejarmos para voltar no dia seguinte para o amanhecer dessa localidade. Nos anteciparmos no que iremos fazer, aonde nos posicionaremos, qual será o posicionamento da luz e principalmente termos um conhecimento prévio do caminho uma vez que estaremos subindo antes do amanhecer (escuro) e o caminho se consiste praticamente em uma escada de ferro em posição de quase 90 graus.

 

NOITE:

Ao descermos, estaremos no pé da Pedra Furada, monumento geológico de grande beleza e uma dos símbolos do parque. Nosso objetivo aqui é fotografarmos a rocha sob a iluminação da lua que nascerá neste dia, cheia e em horário propício para unirmos, luz natural, talvez um pouco de estrelas, se dermos sorte nuvens “prateadas”  e usarmos técnicas de LightPainting na rocha. Fotografia ainda pendente de autorização

 

Jantar (incluso) no Barreirinho.​

Canion das Andorinhas, Serra da Capivara, Paiuí

Alto da Pedra Furada e Pedra Furada

5º dia – DIA DE MADRUGAR

ANTES DE AMANHECER:

Acordaremos por volta das 4h da manhã para nos dirigirmos ao Alto da Pedra Furada com o intuito de pegarmos os primeiros raios de luz. Estaremos no mesmo local do dia anterior.

Após o amanhecer, uma breve caminhada pela parte alta e desceremos para nos dirigirmos a outras localidade na região também belíssima e imponente.

Quando todos se derem por satisfeitos, sem pressa nem pressão para finalizarmos nossas sessões fotográficas, nos encaminharemos de volta para nossa hospedagem para desacelerarmos um pouco. Acordamos as 4! É um momento para revermos o material feito até agora, conversamos sobre as fotos, vermos bateria, cartão, pensarmos que imagem poderíamos colocar no nosso varal fotográfico, os mais cansados podem relaxar nas redes ou no quarto...

Almoço (incluso) no Barreirinho (local que já estaremos) e pequena pausa após o almoço.

TARDE:

Visita à região da Pedra Furada, Baixão das Mulheres e no fim do dia visita ao sítio arqueológico mais antigo das Américas iluminado: Boqueirão da Pedra Furada.

NOITE:

Jantar (inlcuso) no Barreirinho.

Nesta noite, dependendo do ritmo e disposição do grupo (lembrem-se que acordamos as 4h), podemos fazer uma incursão nos arredores da nossa hospedagem (combinando com nosso motorista) para fazermos light painting em local previamente mapeado. Existe uma plantação de Palma, um curral e umas casas próxima de onde estaremos.

Canion das Andorinhas, Serra da Capivara, Paiuí

Sítio arqueológico mais antigo das Américas iluminado: Boqueirão da Pedra Furada.

6º dia – RETORNO A SRN

MANHÃ / TARDE:

Após o café, retornaremos a SRN onde nos hospedaremos no Hotel Serra da Capivara. Esta manhã e tarde será dedicada a escolha, edição, impressão e montagem de nosso material para o varal fotográfico que faremos a noite

NOITE: 

Varal fotográfico em Praça Pública.

7º dia – RETORNO A PETROLINA

MANHÃ: 

Após o café, retorno em Van fretada, exclusiva e com ar, rumo a Petrolina.

TARDE:  

No caminho, faremos uma breve parada na Vinícula Miolo (entarda inclusa) e almoçaremos (não incluso) em Remanso, nos arredores do lago de Sobradinho, um dos maiores lagos artificiais do mundo, originado do repressamento do Rio São Francisco.

NOITE:

Chek-in no Quality Hotel Petrolina. Livre

8º dia – ENCERRAMENTO

Dia de retorno aos estados de origem.

O check-out deverá ser feito até as 12h. Caso sua passagem aérea seja para o período da tarde e noite, a negociação de um late check-out deve ser feita diretamente com a recepção do hotel.

FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS

3º dia – SERRA BRANCA E CANION DAS ANDORINHAS

MANHÃ: 

Após o café da manhã, saída para a Serra Branca, último circuito inaugurado no Parque Nacional Serra da Capivara.

Lanche (incluso) durante o passeio.

TARDE:

Já no caminho de retorno, visita ao Baixão das Andorinhas, ficaremos ate o entardecer para observar o retorno das aves para dormir abrigadas no Canyon. Considero esse um dos locais mais bonitos e interessantes da região.

NOITE: 

Livre. Jantar não incluso.​

Museu do Homem Americano, São Raimundo Nonato, Piauí

Canion das Andorinhas, Serra da Capivara, Paiuí

Canion das Andorinhas e Pinturas Rupestres

Informações sobre Aéreo e Traslados:

 

  • Chegada aérea em Petrolina: 7 de Julho/ 2017.

  • Translado terrestre Petrolina / SRN: 8 de Julho as 7h.

  • Translado terrestre SRN / Petrolina: 13 de Abril as 10h;

  • Retorno aéreo de Petrolina: 14 de Abril / 2017.

 

Os participantes poderão optar por outras datas de chegada e partida, porém serão responsáveis pelo seu traslado ida e volta.

Todas as imagens são de autoria do fotógrafo Flavio Veloso. Clique para ampliar

RIO INDIZÍVEL

RIO INDIZÍVEL

12 a 16 de OUTUBRO

SÃO PAULO INDIZÍVEL

SÃO PAULO INDIZÍVEL

6 a 10 de SETEMBRO

TRÊS PICOS ESPECIAL 4X4

TRÊS PICOS ESPECIAL 4X4

15, 16 e 17 de Setembro

PERU CLÁSSICO

PERU CLÁSSICO

1 a 10 NOV 2017

TAPEROÁ - PARAÍBA

TAPEROÁ - PARAÍBA

04 a 10 DEZEMBRO 2017

ALTER DO CHÃO - PARÁ

ALTER DO CHÃO - PARÁ

AGO 2018

NEPAL

NEPAL

12 a 26 OUTUBRO 2018

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

TRÊS PICOS - RIO DE JANEIRO

MAIO JUN JUL 2017

Assine nossa lista

E nunca perca uma atualização!

FLAVIO VELOSO é fotógrafo profissional especializado em imagens outdoor.

Freqüentador das áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, sua preferencia por esse tipo de imagem vem desde cedo, tendo a certeza de que a fotografia faria parte definitiva de sua vida ao término da faculdade de ciências biológicas.

Suas imagens ilustram publicações nacionais e internacionais como Guia 4 Rodas (e suas variações), Viagem & Turismo, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM nas Nuvens, The Age, Traveller, Sydney Morning Herald, O Globo entre outras; além de atender as principais agências de publicidade tendo imagens em peças de clientes como SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines e Comite Olímpico Internacional (COI). É autor de uma das fotos mais caras já vendida para uso comercial.

Dedica boa parte de seu tempo na produção de imagens autorais. Algumas decoram residências e empresas pelo mundo e recentemente teve parte de seu acervo selecionado para decorar as agências brasileiras dentro do projeto Flagship do Citibank Group.

Tem seu trabalho representado pela galeria de arte Gallerize, além da venda direta para consumidores finais, arquitetos e decoradores, no Brasil e no mundo, através de seu site.

Como reconhecimento, firma-se a parceria com a perfumaria francesa Olfactive Studio, com sede em Paris, da inspiradora Céline Verleure. "Pela primeira vez, perfumistas se juntam a fotógrafos e se inspiram em suas obras. Eles sentem as imagens para captar sua essência". Eis que surge a nova fragancia Still Life In Rio, presente em mais de 30 países em todos os continentes.

Atualmente reside em Florianópolis e viaja o Brasil em busca de imagens. 

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:

www.flavioveloso.com

FLAVIO VELOSO is a professional photographer specializing in outdoor photography.

 

Frequent of the natural areas of the city of Rio de Janeiro and its surroundings, his preference for this type of image comes from an early age, being sure that the photography would be a definite part of his life at the end of the biological sciences faculty.

His images illustrate national and international publications such as Guia 4 Rodas (and its variations), Travel & Tourism, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM in the Clouds, The Age, Traveler, Sydney Morning Herald, O Globo among others; attending the main advertising agencies taking pictures in pieces of clients such as SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines and International Olympic Committee (IOC). He is the author of one of the most expensive photos ever sold for commercial use.

 

He spends much of his time producing copyrighted images. Some decorate homes and businesses around the world and recently had part of their collection selected to decorate Brazilian agencies within the Flagship project of the Citibank Group.

His work is represented by Gallerize Art Gallery, as well as direct sales to end consumers, architects and decorators, in Brazil and worldwide through his website.

 

As a recognition, the partnership with the French perfumery Olfactive Studio, based in Paris, of the inspiring Céline Verleure is signed. "For the first time, perfumers join photographers and take inspiration from their works. They feel the images to capture their essence." Here is the new fragrance Still Life In Rio, present in more than 30 countries on all continents.

 

Currently resides in Florianópolis and travels Brazil in search of images.


 

To know more about the work of the photographer, go to:

www.flavioveloso.com

RENATO ROCHA MIRANDA é formado em engenharia civil pela PUC-RJ. Empreendedor e sempre muito curioso pela vida, depois de trabalhar alguns anos em sua área, decidiu ir em busca de um sonho e ser responsável pela construção de seu futuro. Na fotografia encontrou a entrada para um amplo e criativo universo que vem descobrindo dia após dia.

Integrante a 15 anos da equipe de fotógrafos da maior empresa de telecomunicações da América Latina, a Rede Globo, e assinou o still diversos projetos fotográficos como Brasil, A Gente vê Por Aqui (organização Tv Globo) e Mad Maria, de Ricardo Waddington. Com o diretor Luiz Fernando Carvalho, assinou os livros Hoje é Dia de Maria 1 e 2, Capitu e A Pedra do Reino.

Inquieto por natureza, logo encontrou uma maneira de trocar ideias e, assim, expor seus questionamentos e sugestões para uma das mais importantes ferramentas na fotografia, o flash. Nascia ali o blog I LOVE MY JOB, uma referência para quem busca mais conhecimento sobre iluminação.

A convite da maior fabricante de eletrônicos no mundo desenvolveu uma série de quatro cursos online sobre introdução a fotografia, flash e câmeras compactas para o Sony Educa.

Com a fotografia, Renato teve a oportunidade de viajar pelo planeta e absorver tendências e novos formatos para o universo da fotografia. Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Uruguai, Europa, Nepal, India, Jordânia, Rússia. No Brasil está constantemente na estrada com o WS I LOVE MY JOB, que já passou por várias cidades como São Paulo, Recife, Brasília, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória, Cuiabá, chegando em 2014 ao Japão.

Atualmente, Renato é dono do Criadouro Carioca, um centro multi disciplinar onde recebe amigos e estreita laços que transpõe a concepção profissional. 

Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:

www.criadourocarioca.rio

RENATO ROCHA MIRANDA holds a degree in civil engineering from PUC-RJ. Entrepreneur and always very curious about life, after working a few years in his area, decided to go in search of a dream and be responsible for building his future. In photography he found the entrance to a wide and creative universe that he has been discovering day after day.

 

A member of the team of photographers from the largest telecommunications company in Latin America, Rede Globo, and has signed several still photographic projects such as Brazil, Ricardo Waddington's "Gente Ve Por Aqui" (organization Tv Globo) and Mad Maria. With director Luiz Fernando Carvalho, he signed the books Hoje é Dia de Maria 1 and 2, Capitu and A Pedra do Reino.

 

Restless by nature, he soon found a way to exchange ideas and thus expose his questions and suggestions to one of the most important tools in photography, the flash. The blog I LOVE MY JOB was born there, a reference for those who seek more knowledge about lighting.

At the invitation of the largest electronics manufacturer in the world has developed a series of four online courses on introducing photography, flash and compact cameras to Sony Educa.

 

With photography, Renato had the opportunity to travel the planet and absorb trends and new formats for the universe of photography. United States, Mexico, Chile, Argentina, Uruguay, Europe, Nepal, India, Jordan, Russia. In Brazil he is constantly on the road with WS I LOVE MY JOB, which has already passed through several cities such as São Paulo, Recife, Brasilia, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória and Cuiabá, arriving in Japan in 2014.

 

Currently, Renato owns the Carioca Criadouro, a multidisciplinary center where he receives friends and close ties that transpose the professional conception.

 

To know more about the work of the photographer, go to:

www.criadourocarioca.rio

  • Instagram - White Circle
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page