![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
EXPEDIÇÃO FOTOGRÁFICA
RIOINDIZIVEL
Por
Flavio Veloso
Toda a exuberância de uma das cidades mais fotogênicas do planeta,
em um roteiro cuidadosamente planejado por quem domina essas paisagens há mais de 20 anos!



FLAVIO VELOSO é fotógrafo profissional especializado em imagens outdoor.
Freqüentador das áreas naturais da cidade do Rio de Janeiro e seu entorno, sua preferencia por esse tipo de imagem vem desde cedo, tendo a certeza de que a fotografia faria parte definitiva de sua vida ao término da faculdade de ciências biológicas.
Suas imagens ilustram publicações nacionais e internacionais como Guia 4 Rodas (e suas variações), Viagem & Turismo, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM nas Nuvens, The Age, Traveller, Sydney Morning Herald, O Globo entre outras; além de atender as principais agências de publicidade tendo imagens em peças de clientes como SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines e Comite Olímpico Internacional (COI). É autor de uma das fotos mais caras já vendida para uso comercial.
Dedica boa parte de seu tempo na produção de imagens autorais. Algumas decoram residências e empresas pelo mundo e recentemente teve parte de seu acervo selecionado para decorar as agências brasileiras dentro do projeto Flagship do Citibank Group.
Tem seu trabalho representado pela galeria de arte Gallerize, além da venda direta para consumidores finais, arquitetos e decoradores, no Brasil e no mundo, através de seu site.
Como reconhecimento, firma-se a parceria com a perfumaria francesa Olfactive Studio, com sede em Paris, da inspiradora Céline Verleure. "Pela primeira vez, perfumistas se juntam a fotógrafos e se inspiram em suas obras. Eles sentem as imagens para captar sua essência". Eis que surge a nova fragancia Still Life In Rio, presente em mais de 30 países em todos os continentes.
Atualmente reside em Florianópolis e viaja o Brasil em busca de imagens.
Para conhecer mais o trabalho do fotógrafo, acesse:
FLAVIO VELOSO is a professional photographer specializing in outdoor photography.
Frequent of the natural areas of the city of Rio de Janeiro and its surroundings, his preference for this type of image comes from an early age, being sure that the photography would be a definite part of his life at the end of the biological sciences faculty.
His images illustrate national and international publications such as Guia 4 Rodas (and its variations), Travel & Tourism, Bravo, Veja, Veja Rio, JungleDrums, TAM in the Clouds, The Age, Traveler, Sydney Morning Herald, O Globo among others; attending the main advertising agencies taking pictures in pieces of clients such as SBT, Gafisa, Bradesco, Citibank, BG Group, Bogner, Viação Útil, Boing, Emirate Air Lines and International Olympic Committee (IOC). He is the author of one of the most expensive photos ever sold for commercial use.
He spends much of his time producing copyrighted images. Some decorate homes and businesses around the world and recently had part of their collection selected to decorate Brazilian agencies within the Flagship project of the Citibank Group.
His work is represented by Gallerize Art Gallery, as well as direct sales to end consumers, architects and decorators, in Brazil and worldwide through his website.
As a recognition, the partnership with the French perfumery Olfactive Studio, based in Paris, of the inspiring Céline Verleure is signed. "For the first time, perfumers join photographers and take inspiration from their works. They feel the images to capture their essence." Here is the new fragrance Still Life In Rio, present in more than 30 countries on all continents.
Currently resides in Florianópolis and travels Brazil in search of images.
To know more about the work of the photographer, go to:
Incluído:
-
4 diárias em hotel a um quarteirão da Praia de Copacabana. Quarto duplo com café da manhã, ar condicionado, wi-fi grátis, frigobar e tv a cabo.
-
Jantar de boas vindas feito pelo Chef Matheus Santana, com passagens pelo Hilton Barra, JW Marriott e Bocuse d'Or Rio 2016, nas dependências do Criadouro Carioca. Inclui entrada, prato principal, sobremesa e bebidas não alcólicas. Mais informações no roteiro detalhado.
-
Nivelamento fotográfico e explicação detalhada de todo planejamento fotográfico com ensinamento das técnicas que serão necessárias durante nossa expedição. Esse nivelamento ocorrerá nas dependências do Criadouro Carioca, o melhor e mais charmoso estúdio-escola do Rio de Janeiro;
-
Uma intensa atividade de saídas fotográficas, do amanhecer de sexta ao amanhecer de segunda, com acompanhamento de pelo menos um fotógrafo profissional durante todo tempo. Vai ser puxado mas "fotógrafos são pessoas felizes";
-
São nessas saídas que os truques, técnicas, dicas e ensinamentos serão passados. Teoria e prática, sendo alinhada, na presença de um fotógrafo profissional, tendo uma das cidades mais fotogênicas do planeta como cenário.
-
Visita guiada em grupo ao acervo do Instituto Moreira Sales na exposição em cartaz ou reserva técnica;
-
Bate papo com Marcelo Cavalcanti, fotógrafo carioca idealizador do projeto Augusto Malta Revival, que revisitou imagens de Augusto Malta captadas no início do século XX e mesclou com capturas feitas recentemente por ele, Marcelo. Para quem não conhece, o alagoano Augusto Cesar de Malta Campos foi o principal fotógrafo da evolução urbana do Rio nas primeiras décadas do século XX, período de acelerada – e por vezes traumática – modernização. Radicado na cidade desde 1888, ano da Proclamação da República, trabalhou inicialmente como comerciante de tecidos, até dar seus primeiros passos como fotógrafo amador na virada do século.
-
Café da manhã no sistema de buffet livre em hotel histórico recentemente restaurado.
-
Almoço em ótimo restaurante nas dependências do Instituto Moreira Sales (incluindo sobremesa - exceto bebidas).
-
Feijoada no Bar do Bonde em Santa Teresa, tradicional bairro boêmio carioca (exceto bebidas).
-
Entrada para as duas principais atrações turísticas da cidade: Pão de Açúcar e Cristo Redentor.
-
Transporte privado durante todo trajeto. Mais detalhes no roteiro.
-
Ticket para local surpresa.
-
Segurança em todas as saídas externas quando necessário.
Não incluído:
-
Passagem aérea;
-
Alimentação quando não mencionado o contrário
Importante:
-
A mudança de quarto duplo para individual, implica em um acréscimo de R$480 e está sujeito a disponibilidade.
-
Necessário levar equipamento fotográfico próprio: câmera, lentes, tripé e notebook;
-
Nosso roteiro se baseia no prazer de viajar e fotografar. Porem vale frisar que estamos em uma expedição fotográfica repleta de oportunidades, cujo ritmo será intenso. Não-fotógrafos são bem vindos mas é preciso entender a dinâmica: nosso compromisso é com a luz.
a partir de
R$2020 ou 10 x 236,68
no plano morador
12 a 16 OUT
FERIADO
Outras quantidades de parcelas podem ser simuladas diretamente pelo sistema
"Mas não tem um pacote para o morador?
Tem meu amigo, dessa vez tem... Mas a mensagem abaixo continua valendo. A relação x benefício de se entregar totalmente a expedição, que tem um ritmo prazeroso mas puxado, vale o investimento em, mesmo sendo carioca, ficar no hotel junto ao grupo.
Meu amigo carioca, serão dias intensos porém felizes. Serão 4 amanheceres seguidos, dias de muita fotografia desde antes do sol nascer até depois do sol se pôr. Ficar em um local que não se preocupe com nada é fundamental para aproveitar seu investimento. Cama pronta, comida a um toque do telefone, banho quentinho, toalha limpa, silêncio, tudo arrumado e no local de saída e chegada. Nada de já sair de casa correndo e dirigindo para nos encontrar, nada de procurar vaga, se preocupar com segurança, voltar para casa cansado. Mente vazia para sua única preocupação em 72h ser descansar, fotografar e absorver o conhecimento que está sendo passado. Se de esse presente!
Para gente, a logística de ter todos os integrantes no mesmo local de saída e chegada também é importante para que tudo transcorra de maneira redonda em um roteiro que está todo amarrado na luz.
ROTEIRO
Todas as fotos abaixo são de autoria do idealizador da expedição, o Fotógrafo Flavio Veloso e feitas em locais pelos quais passaremos.



Trabalho de Marcelo Cavalcantti linkado com fotos de Augusto Malta + jantar de confraternização feito pelo Chef + aula de nivelamento
1o. dia : Quinta feira - Chegada + Nivelamento + Bate Papo com Artista + Jantar de boas vindas.
TARDE: Entrada no Hotel a dois quarteirões da praia liberada a partir das 14h.
Transporte privado saindo do centro em direção ao Criadouro Carioca às 16h.
NOITE: Iniciaremos nosso nivelamento tão logo todos cheguem. Falaremos de técnicas necessárias para um ótimo aproveitamento ao longo da expedição, como a confecção de panorâmicas, conversão para Preto e Branco, filtros (físicos e digitais) de Densidade Neutra Graduado, entre outras coisas. Falaremos do planejamento passo a passo, ou seja, o motivo exato de cada locação ter sido escolhida nessa expedição e detrimento de outros locais. Todos os exemplos serão feitos usando as locações que visitaremos. Isso também serve para criarmos uma antevisão para quem é de fora do Rio. Antevisão é ouro na fotografia outdoor.
Nosso nivelamento ocorrerá no Criadouro Carioca. Uma escola-estúdio de fotografia com 1000m2 aos pés de uma das mais belas montanhas do Rio, cravado na Floresta da Tijuca. E será nesse clima agradável, no jardim, rodeado de muita natureza, aos pés da Pedra da Gávea e sob a luz do Luar, que faremos nosso jantar de confraternização. Será servido, preparados na hora pelo Chef Matheus Santana, com passagens pelo Hilton Barra e JW Marriott, um couvert de Pães Tradicionais Franceses (Brioche, Croissant, Focaccia e Torrada de Alecrim), como principal um Nhoque ao Sugo com Crocante de Parma e Aroma de Manjericão, e de sobremesa uma incrível Cheesecake de Frutas Vermelhas com Tuile Crocante. Teremos bebidas não alcoólicas (suco, chá, refrigerante normal e zero). Vinhos podem ser levados pelos participantes.
Durante esse momento, também receberemos o fotógrafo Marcelo Cavalcanti para apresentar seu trabalho de resgate histórico. Fotógrafo carioca idealizador do projeto Augusto Malta Revival, revisitou imagens de Augusto Malta captadas no início do século XX e mesclou com capturas feitas recentemente por ele, Marcelo. Para quem não conhece, o alagoano Augusto Cesar de Malta Campos foi o principal fotógrafo da evolução urbana do Rio nas primeiras décadas do século XX, período de acelerada – e por vezes traumática – modernização. Radicado na cidade desde 1888, ano da Proclamação da República, trabalhou inicialmente como comerciante de tecidos, até dar seus primeiros passos como fotógrafo amador na virada do século.
Esse bate papo nos auxiliará bastante em nosso passeio pelo centro do Rio acompanhado de um historiador.
Incluso: 4 diárias com café da manhã em hotel em Copacabana + Transporte Hotel - Criadouro - Hotel + Nivelamento Fotográfico + Bate Papo com Artista + Jantar do Chef com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas (exceto alcólicas).






Amanhecer no Dona Marta + Mirantes das Paineiras + Primeiros Raios na Lagoa + IMS + Entardecer no Arpoador
2o. dia : Sexta Feira - Amanhecer no Mirante Dona Marta + Mirantes das Paineiras + Primeira Luz na Lagoa + Exposição no IMS + entardecer no Arpoador!
AMANHECER: Todos de pé para sairmos impreterivelmente às 4 da manha, bem antes do sol nascer para irmos de transporte privado fotografar o amanhecer no Mirante Dona Marta. Um clássico da fotografia carioca mas como sempre frisamos, não estamos indo para lá por isso: como já terá sido explicado no nivelamento, iremos pois a luz dessa época é perfeita para essa imagem.
Neste dia tomaremos um café da manha em trânsito para não perdermos tempo. Teremos suco, café, leite, bolo, salgados e frutas a nossa disposição em uma mesa montada em um mirante dentro da floresta da Tijuca, debruçado na zona sul carioca. Sem dúvida, uma "padaria" que ficará guardada na sua memória.
PRIMEIROS RAIOS: Após o café, pegaremos a primeira luz na Lagoa Rodrigo de Freitas, local de muitos atletas de fim de semana com seus remos, suas bicicletas, seus cachorros, banhado pela luz das primeiras horas do dia, com alguns dos símbolos das cidade ao fundo. Daremos meia volta na lagoa a pé, sem pressa, captando imagens. Passaremos a manhã nesse ritmo.
De lá seguiremos rumo ao Instituto Moreira Salles - IMS para um almoço tranquilo em seus jardins cujo paisagismo ficou a cargo de Burle Marx.
TARDE: O IMS cuida hoje de 800 mil imagens, dos mais importantes testemunhos do século XIX – e aqui despontam as esplêndidas imagens de Marc Ferrez – a relevantes coleções que abarcam quase todo o século XX. Nessas últimas, convém registrar nomes como os de Marcel Gautherot, José Medeiros, Maureen Bisilliat, Thomaz Farkas, Hans Gunter Flieg e Otto Stupakoff, entre outros. Este formidável conjunto – 40 coleções, sendo 19 de obras completas dos fotógrafos – credencia o IMS como a mais importante instituição de fotografia do país. A própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, cujo paisagismo ficou a cargo de Burle marx, é um atrativo para visitantes. Situada no alto da Gávea, em um terreno com aproximadamente 10 mil metros quadrados, e em meio a uma exuberante mata atlântica (Floresta da Tijuca), é um autêntico palacete moderno. E é nesse local que seremos guiados pela exposição em cartaz.
ENTARDECER: Outro clássico carioca: por do sol e entardecer no Arpoador. Como já falado, estamos nos aproximando da época boa para essa imagem.
NOITE: De volta para o hotel. Livre com indicação de local para jantar.
Incluso: Orientação fotográfica durante todo tempo + café da manhã + transporte privado + segurança durante todo trajeto + visita guiada ao Instituto Moreira Sales + almoço (exceto bebidas)

Parque da Cidade, na lista do melhor entardecer do Rio.
3o. dia : Sábado - Primeiros Raios na Praia Vermelha + Subida ao Pão de Açúcar + Entardecer no Parque da Cidade, um dos mais bonitos do Rio
PRIMEIROS RAIOS: Pegaremos os primeiros raios na Praia Vermelha. Para quem não conheçe, a Praia Vermelha é um clássico da fotografia carioca por unir alguns símbolos, como praia e Pão de Açúcar, dentro de uma área militar pública. Pegaremos os primeiros raios de sol batendo nas montanhas do Pão de Açúcar. Tomaremos um café da manha em uma casa de sucos ali mesmo e logo em seguida subiremos até o alto dele no primeiro bondinho para fotografar a cidade sendo iluminada.
Quem possui filtros de densidade neutra, essa é uma boa hora para utlizarmos e fazermos uma aula prática de longa exposição com dia claro.
ALMOÇO: Livre de volta ao hotel para almoço nos arredores e descanso. Sugerimos esses momentos para dar uma geral nas imagens e nos colocamos a disposição para auxiliar.
TARDE: às 15:30h nosso transporte nos pega no hotel para irmos ao Parque da Cidade, na disputa pelo entardecer mais bonito do Rio.
NOITE: De volta para o hotel aproximadamente às 20h. Livre com indicação de local para jantar.
Incluso: Orientação fotográfica durante todo tempo + transporte privado + entrada no bondinho.


4º dia - DOMINGO - Amanhecer no Museu do Amanhã + Primeiros Raios no Boulevard Olímpico + Passeio no Centro Histórico do Rio com Doutor em Historiador + Feijoada em Santa Teresa + Entardecer Surpresa Super Fotográfico!
AMANHECER: Faremos um amanhecer nos arredores do Museu do Amanhã e ficaremos um pouco mais para pegarmos os primeiros raios atingindo o Boulevard Olímpico. Fotografaremos o mural "Etnias", realizado pelo brasileiro Eduardo Kobra para a Rio 2016, foi reconhecido nesta segunda-feira (22) como o maior grafite do mundo pelo "Guiness world records", o livro dos recordes. A obra, com 15 metros de altura e 170 de comprimento, retrata cinco rostos indígenas de cinco continentes diferentes: os huli, da Nova Guiné (Oceania), os mursi, da Etiópia (África), os kayin, da Tailândia (Ásia), os supi, da Europa, e os tapajós, das Américas.
Após, tomaremos café em um hotel com um século de história recém restaurado. E dali mesmo, neste clima, iniciaremos nosso passeio pelo centro do Rio com o doutor em História Felipe Deveza. Andaremos por ruas, praças e vielas absorvendo as informações passadas por ele no centro que foi a única capital imperial das Américas.
ALMOÇO: Às 12h, ao término de nosso roteiro, subiremos em transporte privado para o bairro boêmio de Santa Teresa aonde almoçaremos uma feijoada no Bar do Bonde, estabelecimento parceiro do projeto. Almoçaremos com calma, batermos um bom papo, quem quiser regado a um bom chopp artesanal...
ENTARDECER: E por volta das 15:30h, seguiremos para um dos dos mais desejados visuais da cidade... mas esse é surpresa!
Durante todo o trajeto teremos um segurança privado nos acompanhando.
Incluso: Transporte + Orientação Fotográfica + Segurança + Café da Manhã + Historiador + Feijoada (exceto bebidas) + Entrada no Local do Entardecer.


5º dia - SEGUNDA - Primeiros Raios no Arpoador + Análise do material
AMANHECER: Voltaremos ao Arpoador, local que já serviu de cenário para um de nossos fins de tarde, para fazer um amanhecer com os primeiros raios invadindo a cidade.
Após voltaremos para o hotel para tomar café, faremos uma análise do material produzido e encerraremos oficialmente nossas atividades com checkout sendo realizado impreterivelmente às 12h.
Durante todo o trajeto teremos um segurança privado nos acompanhando.
Incluso: Transporte + Orientação Fotográfica + Segurança + Análise do Material Produzido.
Todas as fotos são de autoria do idealizador da expedição, o Fotógrafo Flavio Veloso e feitas em locais pelos quais passaremos.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Informações sobre Aéreo, Chegadas e Traslados:
-
Checkin: hotel liberado a partir das 14h.
-
Ponto de encontro oficial: no primeiro dia, às 16h no saguão do hotel.
-
Ckeckout: às 12h impreterivelmente.
-
Uma dúvida que sempre surge: o aeroporto mais próximo do centro e da Zona Sul é o Santos Dumont.